Atendimento de psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos que tem como finalidade de tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.
A saúde física e emocional, estão intimamente ligadas. Somos um todo, formado por mente e corpo, de forma que as nossas reações psicológicas influenciam diretamente as nossas reações físicas, o mesmo vale para o contrário.
As diversas situações de nossas vidas nos causam impactos físicos e ou emocionais, podendo ser: emoções, insatisfação, excesso ou conflitos no trabalho, velocidade da tecnologia, relações familiares, trânsito, problemas no relacionamento afetivo e a solidão.
Estes conflitos emocionais inconscientes que se manifestam no corpo são chamamos de Somatização. A intensidade da angústia gerada por esses conflitos varia de pessoa para pessoa, dependendo da personalidade e da estrutura psíquica de cada um.
Não há como evitar as situações que fazem parte da vida, mas é possível amenizar estes impactos através da psicoterapia. O apoio do profissional de Psicologia é um recurso para que o indivíduo tenha a possibilidade de se conhecer e poder lidar melhor com as adversidades que a vida impõe, inclusive evitando a Somatização.
A psicoterapia tem como benefício aliviar o sofrimento proporcionando novas perspectivas de ver o mundo; ensina estratégias para diminuir o mal-estar e a angústia, ajudando a pessoa se conscientizar como estes sintomas apareceram na vida e porque eles permanecem. Proporciona ao indivíduo uma melhor compreensão de suas emoções e de que forma se manifestam no seu corpo através da dor. O processo terapêutico desenvolve na pessoa a possibilidade de aumento de sua autoestima, trazendo maior segurança em tomada de decisões. Promove também o senso de autocuidado, essencial para prevenção tanto em aspectos da saúde emocional quanto da saúde física. A psicoterapia ajuda a pessoa nas relações interpessoais familiar, social e profissional.
No âmbito profissional, o autoconhecimento proporcionado pela psicoterapia, abre as diversas possibilidades de melhor lidar com o ambiente de trabalho, muitas vezes, estressante, insalubre e competitivo, levando profissionais a desenvolver transtornos emocionais laborais como depressão, ansiedade e burnout, levando em situações críticas, ao afastamento do trabalho